criança dormindo

O impacto do sono no desenvolvimento infantil

04/09/2024

O sono é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, influenciando não apenas o crescimento físico, mas também as capacidades cognitivas e emocionais. Durante o sono, o corpo realiza funções essenciais, como a liberação do hormônio do crescimento, reparação de tecidos e consolidação da memória. Esses processos são vitais para que as crianças cresçam fortes, saudáveis e prontas para enfrentar os desafios do dia a dia. “O sono de qualidade é essencial para o desenvolvimento integral das crianças, impactando diretamente o aprendizado e o comportamento”, destaca Milena Gusmão, coordenadora pedagógica do Colégio Classe A, de Campo Grande (MS).

Um dos principais benefícios do sono é a sua contribuição para o crescimento físico. Durante as fases mais profundas do sono, a glândula pituitária libera o hormônio do crescimento, crucial para o desenvolvimento dos ossos e músculos. A privação de sono pode comprometer esse processo, levando a atrasos no crescimento e dificuldades na recuperação muscular. Além disso, o sono adequado fortalece o sistema imunológico, ajudando a proteger as crianças contra doenças.

No aspecto cognitivo, o sono tem um papel importante na aprendizagem e na memória. É durante o sono que o cérebro reorganiza as informações adquiridas ao longo do dia, facilitando a retenção e o uso do conhecimento. Isso é especialmente importante para as crianças em idade escolar, pois o sono adequado melhora a capacidade de concentração, atenção e raciocínio lógico. Sem o descanso necessário, as crianças podem apresentar dificuldades de memória e um menor rendimento acadêmico.

O impacto do sono na saúde emocional das crianças também é significativo. Crianças que não dormem o suficiente tendem a ser mais irritadas, ansiosas e impulsivas, apresentando maiores dificuldades para lidar com as emoções. A qualidade do sono influencia diretamente o equilíbrio emocional, ajudando na regulação do humor e na prevenção de transtornos como a ansiedade e a depressão. A falta de sono adequado também pode aumentar a sensibilidade ao estresse, dificultando o gerenciamento das frustrações do dia a dia.

A qualidade do sono está diretamente ligada ao desempenho escolar. Um sono restaurador prepara o cérebro para o aprendizado, ajudando as crianças a estarem mais alertas e motivadas durante as aulas. Estudos mostram que a privação de sono pode afetar negativamente a capacidade de resolução de problemas e o comportamento em sala de aula, resultando em um menor engajamento nas atividades escolares.

Problemas de sono, como a dificuldade para adormecer, ronco, apneia do sono e pesadelos, são comuns em crianças e podem impactar significativamente seu bem-estar. A criação de uma rotina de sono consistente, evitando o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir, e a prática de atividades relaxantes, como ler uma história antes de deitar, podem ajudar a melhorar a qualidade do sono infantil. “Estabelecer uma rotina de sono saudável é uma das melhores formas de garantir que as crianças estejam sempre dispostas e preparadas para aprender”, destaca Milena Gusmão.

Investir no sono das crianças é investir no seu futuro. Pais, educadores e profissionais de saúde devem trabalhar juntos para identificar possíveis problemas de sono e implementar estratégias que promovam um descanso adequado, garantindo que as crianças cresçam e se desenvolvam de maneira saudável e equilibrada.

Para saber mais sobre sono, visite https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/como-o-sono-impacta-o-desenvolvimento-infantil/ e https://institutodosono.com/artigos-noticias/o-papel-vital-do-sono-para-o-funcionamento-do-organismo/