pai abraçando a filha com a mochila de escola nas costas

Segurança nas escolas: o que você precisa saber

24/04/2024

Estratégias de segurança escolar

No Colégio Classe A, localizado em Campo Grande (MS), a segurança de nossos estudantes, professores e funcionários é uma prioridade máxima. O controle de entradas e saídas é rigoroso em nosso colégio. Utilizamos catracas inteligentes e aplicativos de monitoramento para garantir que apenas indivíduos autorizados acessem as instalações. Além disso, as câmeras de segurança são estrategicamente posicionadas para prevenir e monitorar qualquer incidente de violência ou vandalismo.

"Nossa missão é oferecer um ambiente de aprendizado seguro onde cada aluno possa florescer, livre de preocupações com sua segurança pessoal", destaca a coordenadora pedagógica, Milena Gusmão.

Entendemos que a segurança é uma responsabilidade compartilhada. Por isso, todos os membros de nossa equipe são regularmente treinados e conscientizados sobre suas funções na manutenção de um ambiente seguro. "A capacitação contínua da equipe é essencial para criar uma cultura de segurança que permeia todas as atividades escolares", afirma Milena.

Análise de riscos

O Classe A realiza análises periódicas de riscos no entorno do colégio e promovemos rondas de segurança para identificar e mitigar potenciais ameaças. A avaliação de comportamentos estranhos é parte integrante de nossas práticas, sempre buscando uma comunicação aberta e efetiva entre a escola e as famílias.

Além da segurança física, nosso foco se estende para a saúde mental e emocional dos estudantes. Promovemos um espaço democrático e inclusivo, onde a diversidade é valorizada e o bullying e cyberbullying são ativamente combatidos. A colaboração com os pais e responsáveis é fundamental para garantir a eficácia de nossas iniciativas.

No Colégio Classe A de Campo Grande (MS), a segurança é uma abordagem holística que inclui medidas físicas, treinamento de pessoal, vigilância e o fomento de um ambiente escolar acolhedor e respeitoso. Nosso compromisso com a segurança é constante, evoluindo com as necessidades de nossos alunos e os desafios do mundo moderno.

Para saber mais sobre segurança nas escolas, acesse www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/06/27/vai-a-camara-projeto-com-medidas-de-seguranca-para-as-escolas e https://www.topdata.com.br/seguranca-nas-escolas/