Estudantes sentados na sala de aula

Projeto de Orientação Profissional guia os alunos sobre escolhas e vocações

14/08/2024

Guiando os alunos na descoberta de aptidões e na escolha de uma carreira, o projeto do Colégio Classe A convida profissionais de sucesso para serem exemplos de trajetórias motivadoras, abordando tendências de mercado, habilidades e competências.

O Colégio Classe A realiza um projeto de grande importância no quesito orientação vocacional. O objetivo é auxiliar os estudantes na efetivação de decisões críticas, maduras e conscientes com relação ao futuro profissional e favorecer a formação humana integral destes jovens.

Coordenado pelo Prof. Dr. Fábio do Vale e também pela psicóloga escolar, Aline de Sá, o projeto convida profissionais renomados para palestrar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio e representa uma iniciativa que vai além da simples transmissão de conhecimento. Os encontros promovem uma conexão significativa entre o ensino e o mundo real com uma visão enriquecedora sobre diversas carreiras, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.

Para o Colégio, a escolha não é, na maioria das vezes, um problema para os alunos, apesar de se fazer acompanhar por dificuldades em alguns momentos. Com esta preocupação, os educadores acreditam que a escolha de uma profissão é um processo que exige uma perspectiva e uma postura orientadora educacional. E para aproximar teoria e prática, o projeto funciona como uma ponte eficaz entre esses dois mundos.

Os benefícios para os jovens com a presença de profissionais reconhecidos é de ser um fator motivador e guia para suas próprias trajetórias profissionais, com exemplos concretos de como o conhecimento acadêmico é aplicado no mercado de trabalho. Além disso, promove interação com os profissionais, numa compreensão mais profunda sobre as variadas profissões e as qualificações necessárias para alcançá-las, bem como sobre as habilidades e competências exigidas, e os desafios que os profissionais enfrentam ao longo de suas jornadas. É uma oportunidade de explorar e considerar alternativas que talvez não tenham sido previamente contempladas.

Nesse sentido, o projeto contribui, ainda, para o desenvolvimento pessoal dos alunos. Ao se envolverem em discussões e interações com profissionais, os alunos desenvolvem habilidades de comunicação, empatia e pensamento crítico. Esses são aspectos essenciais tanto para o sucesso acadêmico quanto para a adaptação ao ambiente profissional, preparando-os melhor para enfrentar os desafios que encontrarão no futuro.

Assim, o Colégio Classe tem sido um excelente espaço para o desenvolvimento dos alunos, reforçando aos pais sobre a importância de oferecer esse apoio na tomada de decisão profissional dos filhos.