Alunos sentados em sala de aula no Ensino Médio do Colégio Classe A.

Um Colégio à frente do seu tempo

31/07/2024

Reforma do Novo Ensino Médio é atualizada pelo Governo Federal e o Colégio Classe A já aplica a modalidade de ensino independentemente se for sancionada ou não.

O papel de uma escola é promover o aprendizado acadêmico, a socialização e a formação de valores éticos e cívicos. Além de praticar tudo isso, o Colégio Classe A se destaca, ainda, por estar na vanguarda em relação às questões educacionais, como as mudanças relacionadas ao Ensino Médio. Estar por dentro de tudo o que diz respeito ao universo da educação e informar os pais, alunos e funcionários também é uma forma de beneficiar a comunidade escolar.

Nesse sentido, é de notório saber nacional que a Câmara dos Deputados aprovou a versão final do PL 2023/5320, rejeitando as principais alterações inseridas pelo Senado na entendida “Reforma do Ensino Médio”. O texto seguirá para sansão e, se confirmado, se tornará lei. O que pode representar a implementação de mudanças para algumas escolas, o Colégio Classe A informa que - já aplica a modelo de ensino - por acreditar ser mais eficaz às correspondências pedagógicas formativas dos estudantes.

Não há motivos para qualquer preocupação, pois já executamos as proposições que estão em debate pelo Ministério da Educação e, mais uma vez, reforçamos o nosso compromisso pedagógico com o melhor que há no processo ensino/aprendizagem”, explica a diretora geral, Valéria Masson.

A partir do Sistema Anglo de Ensino, o Colégio selecionou as principais mudanças caso haja a sanção, como forma de esclarecer que o progresso na educação referente ao Ensino Médio já ocorre na rotina do Classe A, que é visionário na preparação e na formação dos alunos.

Modelo esperado (Colégio Classe A já executa):

REDISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA:

Haverá ampliação da parte comum (2400 horas) e redução da parte eletiva (600 horas); será abolido o teto de horas para a FGB (formação geral básica).

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Na formação geral básica, as áreas do conhecimento devem ser subdivididas em suas disciplinas convencionais.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS:

Em cada escola, o conjunto dos itinerários deverá contemplar as quatro áreas do conhecimento, distribuídas em ao menos duas opções distintas (tal como ocorre hoje no currículo Anglo); serão elaboradas diretrizes nacionais mais específicas para os itinerários.

Contexto Anglo - análise preliminar

As mudanças sinalizadas para a parte eletiva corroboram nossa proposta curricular: a carga horária das 1ª e 2ª séries já se aproxima das 600 horas e nossos itinerários já estão vinculados às disciplinas de cada área do conhecimento.

A redistribuição da carga horária favorece nossa opção por dedicar a 3ª série do segmento ao trabalho de revisão e aprofundamento.

A flexibilidade da nossa proposta pedagógica do nosso material didático facilita eventuais ajustes (por exemplo: inclusão das disciplinas obrigatórias nas três séries, caso a escola tenha adotado orientação diferente).

Atenção!

>Língua espanhola será disciplina obrigatória?

O substitutivo do Senado incluiu a obrigatoriedade, porém a proposta foi descartada pela Câmara dos Deputados. A definição final depende agora da sanção da Presidência da República.

>O Enem deverá avaliar os itinerários formativos?

A versão final da Câmara determina que, a partir de 2027, o ENEM avalie a parte comum (Formação Geral Básica) e a parte eletiva (itinerários) do Ensino Médio.

>Quando as mudanças começam a valer?

O texto final determina o início da implementação em 2025 e, ao mesmo tempo, estipula o final de 2024 para que o CNE (Conselho Nacional de Educação) elabore diretrizes mais detalhadas para os currículos de itinerários formativos.

O Colégio Classe A reforça, portanto, que está no caminho certo para continuar a oferecer o ensino de qualidade que guia o aluno ao sucesso acadêmico e que forma cidadãos para a vida.