menina com expressão de tristeza recebendo um abraço

Meu filho sofre bullying na escola?

Sinais de alerta sobre o bullying

O bullying é um comportamento agressivo e intencional, que vai além das zombarias ocasionais. Ele pode ser verbal, físico ou digital, como no caso do cyberbullying. É importante ressaltar que o bullying envolve repetição e um desequilíbrio de poder.

Nós do Colégio Classe A, de Campo Grande (MS), temos um compromisso inabalável com o bem-estar e a segurança de nossos alunos. A coordenadora pedagógica Milena Gusmão ressalta: "Identificar o bullying no início é crucial. Nossa abordagem se concentra em criar um ambiente de apoio onde os alunos possam falar abertamente sobre suas experiências".

É muito importante que os pais fiquem atentos a sinais de que seu filho pode estar sendo importunado de forma cruel na escola. Separamos aqui alguns sinais de alerta. Se notar algum deles, busque apoio na escola.

Isolamento social
Falta de vontade de interagir com colegas e familiares pode ser um sinal preocupante.

Mudança no humor e comportamento
Tristeza contínua ou irritabilidade, especialmente em situações cotidianas, podem indicar problemas.

Relutância em ir à escola
Evitar a escola ou mesmo de falar sobre ela pode ser um sinal de que a criança está enfrentando dificuldades lá.

Sintomas físicos e psicológicos
Dores de cabeça e dificuldades para dormir podem ser sintomas de estresse relacionado ao bullying.

Se você suspeita que seu filho está sendo vítima de bullying, é vital estabelecer uma comunicação aberta. Encoraje-o a falar sobre seus sentimentos e experiências. Na escola, estamos preparados para intervir e oferecer suporte, colaborando com as famílias para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos.

No Colégio Classe A, levamos o bullying a sério, promovendo programas de conscientização e capacitando educadores e alunos para criar um ambiente escolar positivo e inclusivo.

Para mais informações sobre bullying, acesse brasilescola.uol.com.br/sociologia/bullying ou www.unicef.org/brazil/blog/bullying-e-violencia-escolar