Duas meninas com pincel na mão fazer artes visuais no Colégio Classe A.

Benefícios das artes visuais na educação infantil

15/07/2024

O ensino das artes visuais na educação infantil é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral das crianças. As atividades artísticas oferecem uma gama de benefícios que vão desde o aprimoramento das habilidades motoras até a promoção da criatividade e da expressão emocional. As artes visuais desempenham um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, permitindo que elas explorem suas capacidades de maneira lúdica e significativa, afirma Milena Gusmão, coordenadora pedagógica do Colégio Classe A, de Campo Grande (MS).

As artes visuais ajudam no desenvolvimento motor das crianças, pois atividades como desenhar, pintar e modelar fortalecem os músculos das mãos e melhoram a coordenação olho-mão. Além disso, essas atividades estimulam o cérebro, promovendo o desenvolvimento cognitivo e incentivando o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Outro aspecto importante é a expressão emocional. As artes visuais oferecem às crianças uma forma de comunicar seus sentimentos e pensamentos, especialmente para aquelas que ainda estão desenvolvendo suas habilidades verbais. Ao criar arte, as crianças podem explorar e processar suas emoções de uma maneira segura e construtiva.

As artes visuais também desempenham um papel fundamental na introdução das crianças à cultura e à história. Ao aprender sobre diferentes estilos artísticos e períodos históricos, as crianças desenvolvem uma apreciação pela diversidade cultural e ampliam seu conhecimento sobre o mundo.

Além dos benefícios diretos, o ensino das artes visuais contribui para a autoestima e a confiança das crianças. Completar um projeto artístico proporciona um senso de realização, motivando-as a continuar explorando suas habilidades criativas. Milena Gusmão destaca: Incentivar as crianças a se expressarem através da arte fortalece sua autoestima e promove uma atitude positiva em relação à aprendizagem.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância das artes visuais na educação infantil, destacando que essa disciplina deve promover o desenvolvimento integral dos alunos. A BNCC enfatiza a necessidade de um ensino inclusivo e acessível, que valorize as diversas manifestações culturais e artísticas presentes na sociedade.

Para engajar as crianças, é essencial incorporar atividades práticas e interativas no ensino das artes visuais. Por exemplo, a pintura com as mãos e pés permite que as crianças explorem texturas e cores de maneira divertida, enquanto o artesanato com materiais reciclados ensina a importância da sustentabilidade. A escultura em massa de modelar desenvolve habilidades motoras e a criatividade tridimensional, e a contação de histórias com desenhos combina artes visuais e narrativas, incentivando a comunicação verbal.

A exploração de cores e texturas com uma variedade de materiais artísticos também é uma atividade enriquecedora, ajudando as crianças a desenvolverem seu gosto pela arte e a sensibilidade estética.

O ensino das artes visuais na educação infantil oferece inúmeros benefícios, promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e cultural das crianças. Ao integrar essas atividades no currículo escolar, conforme orientado pela BNCC, podemos proporcionar uma educação inclusiva e abrangente que valorize a diversidade cultural e prepare as crianças para se tornarem pensadores criativos e inovadores.

Para saber mais sobre artes visuais, visite https://educamundo.com.br/blog/arte-educacao-importancia-desafios/ e https://www.focoeducacaoprofissional.com.br/blog/5-atividades-de-artes-para-educacao-Infantil