Menina brinca comendo morango e o Colégio Classe A orienta sobre alimentação saudável.

Como promover uma alimentação saudável para crianças

12/07/2024

Estabelecer uma rotina de alimentação saudável para crianças é essencial para o seu desenvolvimento físico e mental. Uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários para o crescimento, fortalece o sistema imunológico e melhora a concentração. Introduzir alimentos nutritivos desde cedo ajuda a criar hábitos alimentares que durarão por toda a vida.

Para começar, os pais devem dar o exemplo, consumindo uma variedade de alimentos saudáveis. Envolver as crianças na escolha e preparação das refeições torna a alimentação um processo divertido e educativo. Quando as crianças participam da preparação dos alimentos, elas se sentem mais motivadas a experimentar novos sabores e a desenvolver hábitos saudáveis, afirma Milena Gusmão, coordenadora pedagógica do Colégio Classe A, de Campo Grande (MS).

Criar horários regulares para as refeições e lanches é crucial para estabelecer uma rotina. Refeições em família sem distrações, como televisão e dispositivos eletrônicos, ajudam as crianças a se concentrarem na comida e a reconhecerem sinais de fome e saciedade. Planejar as refeições com antecedência garante a disponibilidade de alimentos saudáveis e evita a tentação de optar por opções ultraprocessadas.

Tornar a alimentação uma experiência lúdica também é eficaz. Jogos educativos que ensinam sobre nutrição, histórias que abordam a importância dos alimentos saudáveis e oficinas de culinária são maneiras criativas de engajar as crianças. Pratos coloridos e bem apresentados tornam a comida mais atraente e incentivam a experimentação de novos alimentos.

Oferecer lanches nutritivos e receitas criativas é outra estratégia importante. Frutas frescas, palitos de vegetais e iogurte natural são ótimas opções para lanches rápidos. Sanduíches com recheios saudáveis, bolinhos de vegetais e smoothies são alternativas deliciosas e nutritivas que podem substituir lanches menos saudáveis.

Incentivar a experimentação de novos alimentos através de elogios e recompensas também pode criar associações positivas com a alimentação saudável. Com essas estratégias, é possível promover uma dieta equilibrada que apoie o crescimento e o bem-estar das crianças, preparando-as para uma vida saudável e ativa.

Para saber mais sobre a importância da alimentação saudável, visite https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-crianca/primeira-infancia/alimentacao-saudavel e https://www.gazetadopovo.com.br/conteudo-publicitario/taina-alimentos/lanche-saudavel-para-criancas/