Alunos do Colégio Classe A posam durante exposição imersiva sobre Van Gogh

Alunos visitam exposição imersiva sobre Van Gogh

10/07/2024

Visita foi uma importante aula externa e interativa sobre a arte do pintor holandês Vicent Van Gogh, com muita tecnologia e emoção.

O Colégio Classe A proporcionou aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio uma visita cultural à destacada exposição imersiva Van Gogh & Impressionistas, exibida no Shopping Campo Grande. Motivados por ampliar os conhecimentos em literatura e artes, os estudantes aprenderam mais sobre as obras do pintor holandês numa emocionante viagem pelo universo das obras mundialmente conhecidas, como A Noite Estrelada, Quarto em Arles, Girassóis, Amendoeira em Flor, dentre outras.

O passeio pedagógico foi organizado de forma multidisciplinar pelos professores de literatura, Fábio do Vale, de artes Tânia Santos e o coordenador do Colégio, Higor Borher. “Nosso objetivo com esta visita cultural foi de aprofundar conteúdo, estimular em nossos estudantes o gosto pela arte e pela cultura, ampliando a percepção de mundo e a leitura de diferentes tipos de linguagens”, comenta Milena Gusmão, coordenadora pedagógica.

A exposição já percorreu inúmeros lugares pelo mundo e chama a atenção por oferecer ao visitante a sensação de estar dentro das obras de arte de Van Gogh. Isso porque aplica efeitos e movimentos de videografismo com superprojeções 360º de alta definição. Difícil não se encantar e se surpreender não aprender sobre o artista e o legado que deixou.

Para o Colégio, essas aulas em forma de passeio permitem a criação de novos espaços de aprendizagem, ideais como estratégia pedagógica para despertar o prazer pelo conhecimento.

Van Gogh

Considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, Van Gogh produziu mais de 2 mil obras durante seus 37 anos de vida, entre paisagens, elementos da natureza, retratos, autorretratos, café, representações de camponeses, flores, como o girassol, que ele adorava.

O pintor é tido como o maior expoente do pós-impressionismo. Seu legado impressiona. Alguns apontam em suas obras os primeiros sinais do expressionismo. (fonte: Brasil Escola)