Criança estuda no Colégio Classe A que dá dicas práticas para melhorar o foco nos estudos

Estratégias para melhorar o foco e a concentração nos estudos

05/07/2024

Manter o foco e a concentração nos estudos pode ser um desafio, especialmente em um mundo cheio de distrações. Contudo, com algumas estratégias e ajustes no ambiente e na rotina, é possível melhorar significativamente o desempenho acadêmico. A seguir, exploramos dicas e técnicas para ajudar estudantes a se concentrarem melhor nos estudos, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e produtiva.

O primeiro passo para melhorar o foco nos estudos é criar um ambiente de estudo adequado. Escolha um local tranquilo e livre de distrações, com boa iluminação e uma cadeira confortável. Mantenha a área organizada e evite estudar na cama ou em lugares que associam ao descanso. Um ambiente bem estruturado facilita a concentração e torna o estudo mais agradável.

Um ambiente de estudo bem-preparado é essencial para que o aluno possa se concentrar e absorver o conteúdo de maneira eficaz, destaca Milena Gusmão, coordenadora pedagógica do 1º ao 8º ano do Colégio Classe A, de Campo Grande (MS).

Além do ambiente, a adoção de técnicas de memorização pode ser extremamente útil. Experimente métodos como revisão espaçada, que consiste em revisar o conteúdo em intervalos regulares, associação de informações, criando conexões entre o novo conteúdo e conhecimentos já adquiridos, e a elaboração de resumos, que ajuda a fixar a matéria de forma concisa. A leitura em múltiplas etapas também pode ser eficaz: primeiro, leia sem compromisso; depois, grife as partes importantes; por fim, faça anotações.

Outra técnica eficaz é a aplicação da técnica Pomodoro, que consiste em estudar por 25 minutos e depois fazer uma pausa de 5 minutos. Estudos mostram que pausas regulares ajudam a melhorar a retenção de informações e a concentração. Durante as pausas, é importante levantar-se, se alongar e, se possível, tomar um pouco de ar fresco.

Para melhorar as notas na escola, é essencial manter uma rotina de estudo consistente e bem-organizada. O estudo diário evita a sobrecarga de informações e reduz o estresse antes das provas. Revisar o material regularmente ajuda na memorização e na compreensão profunda dos temas. Além disso, resolver exercícios práticos é crucial, especialmente em disciplinas exatas como matemática e física. Isso não só consolida o conhecimento, mas também identifica áreas que precisam de mais atenção.

A participação ativa nas aulas também é um fator importante. Fazer perguntas, participar das discussões e prestar atenção ao que é ensinado são práticas que facilitam a assimilação do conteúdo e demonstram interesse aos professores, o que pode resultar em um melhor aproveitamento escolar.

Organizar uma rotina de estudos eficiente é fundamental. Comece elaborando um cronograma de acordo com suas necessidades e objetivos. Identifique as matérias que precisam de mais atenção e distribua seu tempo de acordo com isso. Não se esqueça de incluir pausas e atividades de lazer no cronograma, pois o descanso é essencial para um bom desempenho acadêmico.

A escolha das melhores técnicas de estudo também é crucial. Uma técnica eficaz é a elaboração e associação, que consiste em relacionar novas informações com conhecimentos pré-existentes. Isso facilita a memorização e a compreensão dos novos conteúdos. A revisão espaçada, que distribui as sessões de estudo ao longo de várias semanas, ajuda a consolidar a memória a longo prazo. Milena Gusmão observa: Aplicar técnicas de estudo variadas e encontrar aquelas que melhor se adaptam ao estilo de aprendizado de cada aluno pode fazer toda a diferença no desempenho escolar.

A Técnica de Feynman também é uma excelente estratégia de estudo. Ela consiste em explicar os conceitos estudados como se estivesse ensinando a outra pessoa. Esse método ajuda a identificar lacunas no conhecimento e reforça a compreensão dos temas.

Para saber mais sobre estudos, visite https://brasilescola.uol.com.br/dicas-de-estudo/como-estudar.htm e https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/volta-as-aulas-veja-7-dicas-para-otimizar-os-estudos