Menina lê livro e o Colégio Classe A sabe como incentivar a leitura infantil.

Cultivando o hábito de leitura nas crianças

26/06/2024

Incentivar a leitura nas crianças é um desafio que vale a pena enfrentar, considerando os inúmeros benefícios que essa prática traz para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos pequenos. Para ajudar os pais a fomentar esse hábito, algumas estratégias simples e eficazes podem ser adotadas.

Criação de um ambiente propício: um dos primeiros passos é criar um espaço dedicado à leitura em casa. Esse ambiente deve ser confortável, bem iluminado e repleto de materiais de leitura variados, como livros, revistas e e-books. A presença constante de livros acessíveis às crianças estimula a curiosidade e o desejo de explorar novas histórias.

Rotina de leitura: estabelecer uma rotina de leitura diária é fundamental. Um momento ideal para isso é antes de dormir, quando a criança pode relaxar com uma boa história. Essa prática regular ajuda a consolidar o hábito e torna a leitura uma atividade prazerosa e esperada.

Exemplo dos pais: pais que leem com frequência servem como modelo para seus filhos. Demonstrar entusiasmo e interesse pela leitura inspira as crianças a seguir o exemplo. A leitura é uma ponte para o conhecimento e a imaginação. Quando os pais leem, eles abrem portas para seus filhos, afirma Milena Gusmão, coordenadora pedagógica do Colégio Classe A, de Campo Grande (MS).

Escolha de livros: permitir que as crianças escolham os livros que desejam ler é uma ótima maneira de engajá-las. Livros com temas que despertam o interesse da criança, sejam eles aventuras, fábulas ou histórias de mistério, tendem a ser mais atraentes e estimulantes.

Leitura compartilhada: ler em voz alta para as crianças, mesmo após elas já saberem ler sozinhas, fortalece o vínculo afetivo e torna a experiência mais rica. Discutir sobre as histórias, personagens e mensagens dos livros lidos ajuda a aprofundar a compreensão e a reflexão crítica.

Participação em eventos literários: bibliotecas, livrarias e escolas frequentemente organizam eventos literários, como contação de histórias e feiras de livros. Participar dessas atividades pode aumentar o interesse pela leitura e proporcionar novas oportunidades de interação com a literatura.

Benefícios da leitura: além de melhorar o vocabulário e a compreensão de texto, a leitura regular ajuda a desenvolver a empatia, ao expor as crianças a diferentes perspectivas e experiências de vida. Segundo Milena Gusmão, a leitura amplia horizontes e desenvolve habilidades fundamentais para a vida. Incentivar esse hábito é investir no futuro dos nossos filhos.

Apoio escolar: as escolas também desempenham um papel crucial na promoção da leitura. Programas educacionais focados no incentivo à leitura e atividades que integrem a prática no dia a dia escolar são essenciais.

Incentivar a leitura desde cedo é um dos melhores investimentos que os pais podem fazer para o futuro intelectual e emocional de seus filhos. Com dedicação e as estratégias certas, o hábito de leitura pode ser cultivado, trazendo benefícios duradouros e significativos.

Para saber mais sobre o tema “a importância da leitura”, visite https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-leitura e https://www.pucrs.br/blog/habito-de-leitura