Alunos do Colégio Classe A estão sentados nas carteiras realizando provas de Olimpíadas do Conhecimento.

Preparação dos alunos para diversas Olimpíadas é um diferencial do Classe A

21/06/2024

Participar de olimpíadas estimula o aprendizado e motiva os estudantes a evoluírem nos conhecimentos.

As Olimpíadas do Conhecimento são competições educacionais realizadas por áreas e testam o aprendizado dos estudantes, além de despertar neles o interesse por alguma área afim. O Colégio Classe A, além de se destacar em aprovações nas melhores universidades do país, também prepara para as provas com grande sucesso.

Motivados pela FICCA – Feira de Iniciação Científica do Colégio Classe A, os estudantes também têm se destacado no cenário nacional. “É muito importante esse nosso trabalho de incentivo e orientação para as diversas olimpíadas nacionais, pois o aluno fica motivado, estuda mais e aproveita a preparação tanto para as competições como também no embalo já para as provas dos vestibulares”, comenta a diretora geral, Valéria Masson.

Além disso, uma questão importante é que algumas competições resultam nas chamadas Vagas Olímpicas, que são bolsas, estágios ou até mesmo o ingresso em universidades, como já acontece na Unicamp e na Unesp, por exemplo.  Algumas competições resultam em prêmios em dinheiro, medalhas/certificados e são base para o ingresso em universidades do exterior.

As olimpíadas, em geral, são em realizadas por diversas áreas do conhecimento, como ciência, tecnologia, matemática, entre outras. Os processos de realização se diferenciam bastante, mas o Colégio orienta o aluno para um bom desempenho em todas elas, com o objetivo de estimular os estudos.

Veja algumas Olimpíadas que os alunos foram medalhistas:

Canguru - O Concurso Canguru é a maior competição internacional de Matemática do mundo, aberto a todos os estudantes do 3º ano do Fundamental I até a 3ª série do Ensino Médio que desejam se dedicar e desafiar seus conhecimentos Matemáticos.

Oba - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica –A prova da OBA é gratuita e voltada para estudantes dos níveis fundamental e médio de todo o país e tem como objetivo tornar o aprendizado empolgante, estimulante e gratificante, além de disseminar o ensino da astronomia, astronáutica e ciência afins.

OBB - Olimpíada Brasileira de Biologia é um projeto voltado para estudantes de Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela ESIB, com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia.

OP - Olimpíada de Português que é uma competição acadêmica de Língua Portuguesa em nível nacional, para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.