Aluna sentada segura a caneta para treinar redação para o Enem no Colégio Classe A.

Dominando a redação do Enem

19/06/2024

A redação do Enem é um dos componentes mais importantes para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior no Brasil. Este texto dissertativo-argumentativo exige não só um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, mas também uma compreensão profunda do tema proposto e a capacidade de desenvolver uma proposta de intervenção para um problema social. Para ajudar os estudantes a se prepararem melhor, aqui estão algumas orientações essenciais.

Estrutura da redação do Enem

Uma boa redação do Enem segue uma estrutura clara: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, o estudante deve apresentar a tese, ou seja, a ideia principal que será defendida ao longo do texto. No desenvolvimento, é importante elaborar dois ou três parágrafos com argumentos sólidos e bem fundamentados, utilizando dados e exemplos. Na conclusão, a tese é retomada e uma proposta de intervenção detalhada é apresentada, respondendo às perguntas: o que deve ser feito, como e por quem.

Erros a evitar

Para garantir uma boa pontuação, é crucial evitar certos erros que podem levar à anulação da redação. Fugir do tema, não respeitar a estrutura dissertativo-argumentativa e incluir impropérios ou desenhos são alguns dos principais motivos que podem zerar a redação. Além disso, o texto deve ter entre 7 e 30 linhas; textos fora desse limite são desclassificados.

Escolha do tema

O tema da redação do Enem geralmente aborda problemas atuais e relevantes da sociedade brasileira. Temas anteriores incluíram "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira" (2015) e "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" (2018). É importante que os candidatos estejam atualizados sobre questões contemporâneas para poderem desenvolver uma argumentação crítica e bem-informada.

A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências:

1) Domínio da norma-padrão da língua escrita.

2) Compreensão do tema proposto.

3) Organização das informações e argumentos de forma coesa e lógica.

4) Uso adequado dos mecanismos linguísticos.

5) Elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado.

Para obter uma boa nota, é essencial que os estudantes treinem a escrita regularmente. Ler e analisar redações de edições anteriores pode ajudar a entender o que é esperado. Além disso, estudar ortografia e gramática é crucial, pois erros nesses aspectos podem prejudicar a avaliação. Outra dica é praticar a escrita de redações e submetê-las para correção, obtendo feedback para melhorar.

Durante a prova, a gestão do tempo é fundamental. Começar pela leitura atenta da coletânea de textos de apoio ajuda a compreender melhor o tema e a construir argumentos sólidos. Caso o tema seja mais difícil, é recomendável resolver primeiro as outras questões da prova de Linguagens e Códigos para ganhar tempo e confiança. A proposta de intervenção deve ser clara e detalhada, explicando não só o que deve ser feito, mas também como e por quem.

Milena Gusmão, coordenadora pedagógica do Colégio Classe A, de Campo Grande (MS), destaca: Uma redação bem-estruturada e argumentada é crucial para uma boa nota no Enem. Treinar e estar atualizado com os temas atuais são passos essenciais para o sucesso.

Por fim, revisar o rascunho antes de passá-lo para a folha definitiva é indispensável. Essa revisão ajuda a corrigir erros gramaticais, ortográficos e de lógica, aumentando a clareza e coerência do texto. Seguindo essas orientações, os candidatos têm maiores chances de obter uma excelente nota na redação do Enem, essencial para conquistar uma vaga nas universidades brasileiras.

Para saber mais sobre a redação do Enem, visite https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/como-fazer-redacao-enem.htm e http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/40141-redacao-nota-mil