Professor e os medalhistas das olimpíadas do Conhecimento

Olimpíadas do Conhecimento são ferramentas de ingresso em universidades

15/04/2024

Incentivar o aluno a participar de competições educacionais vai além do estímulo ao conhecimento: se torna um passaporte entre a escola e a universidade. O Colégio Classe A já comemora um caso de sucesso

Muitos não sabem, mas existem formas alternativas de ingresso ao ensino superior além do vestibular, como as chamadas Vagas Olímpicas, por exemplo. E mesmo que ainda pouco explorado, esse meio de aprovação já é reconhecido por algumas instituições no Brasil.

Um exemplo de sucesso ocorreu no Colégio Classe A. A aluna Natália Sakane Stuki, ainda no 2º ano do Ensino Médio, foi aprovada no curso de Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), justamente por meio de um edital que reserva vagas para estudantes medalhistas em olimpíadas científicas.

Essas competições educacionais ocorrem em diversas áreas, como ciência, tecnologia, matemática, linguística, entre outras. Os participantes são desafiados em provas teóricas e práticas que avaliam desempenho e criatividade. E as Vagas Olímpicas nas universidades se referem ao alunos que se destacam nessas competições.

Assim como a Unicamp, que foi a primeira no país a utilizar essa forma de acesso privilegiado, outras universidades também aceitam essa via, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), por exemplo.

Uma dica importante é ficar de olho nos editais de cada universidade, pois como não há provas seletivas, cada uma estabelece uma forma de pontuação, de acordo com o tipo de curso, da olimpíada aceita e da premiação conquistada pelo estudante.

Para as escolas, assim como o Colégio Classe A, a participação em olimpíadas do conhecimento são uma forma de estimular o espírito de competição saudável, a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento de habilidades acadêmicas.

O colégio oportuniza e incentiva os estudantes a participarem de todas as olimpíadas do conhecimento, desde o 1º ano do Ensino Fundamental I até os alunos da 3ª série do Ensino Médio. E o resultado, como a aprovação da aluna Natália, é uma mostra que a escola trilha e conduz seus alunos ao sucesso.