Professora orienta os alunos sobre as competências socioemocionais no Colégio Classe A.

Explorando os pilares das competências socioemocionais

10/06/2024

As competências socioemocionais são essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes, pois abrangem habilidades que influenciam como pensamos, sentimos e agimos em diferentes situações da vida. Essas competências são fundamentais para preparar os alunos para os desafios diários, tanto no ambiente escolar quanto na vida pessoal. No Colégio Classe A, valorizamos o desenvolvimento dessas competências para formar cidadãos conscientes e equilibrados. Investir nas competências socioemocionais é preparar nossos alunos para uma vida equilibrada e consciente, afirma Milena Gusmão, coordenadora pedagógica do 1º ao 8º ano.

Essas competências podem ser divididas em vários pilares principais, cada um contribuindo de maneira única para o crescimento emocional e social dos alunos.

O primeiro pilar é o conhecimento, que vai além do aprendizado acadêmico e inclui experiências culturais, digitais e físicas. A troca significativa entre aluno e professor, enriquecida por atualidades e curiosidades, é fundamental para a transmissão eficaz do conhecimento. Projetos de iniciação científica, por exemplo, incentivam os alunos a desenvolver soluções inovadoras para problemas reais, promovendo o pensamento crítico e criativo.

Outro pilar essencial é o pensamento científico, crítico e criativo. Essas habilidades capacitam os estudantes a questionar a realidade ao seu redor e a buscar soluções inovadoras. Atividades como debates e simulações, incluindo modelos de conferências da ONU, são eficazes para desenvolver essas competências, estimulando a argumentação estruturada e o respeito por diferentes pontos de vista. Incentivar o pensamento crítico é capacitar nossos alunos a serem solucionadores de problemas, complementa Milena Gusmão.

O repertório cultural também é crucial, pois participar de práticas artístico-culturais diversificadas enriquece a compreensão do mundo e contribui para a formação integral do estudante. Atividades como música, dança, teatro e tradições regionais ampliam o repertório cultural dos alunos, permitindo que eles apreciem a diversidade e desenvolvam a capacidade de expressar suas emoções de maneira saudável.

A comunicação eficaz, tanto oral quanto escrita, é um pilar indispensável. A alfabetização e o hábito da leitura desde cedo são essenciais para o desenvolvimento dessa competência. Atividades que incentivam a expressão de sentimentos e a troca de informações ajudam os alunos a aprimorar suas habilidades de comunicação, tornando-os mais capazes de se expressar e compreender os outros.

Em um mundo cada vez mais digital, a cultura digital é outro pilar importante. Ensinar os alunos a utilizar tecnologias de forma crítica e responsável é essencial para a aprendizagem e a produção de conhecimento. Integrar ferramentas digitais no processo educacional, como a inteligência artificial para correção de redações e a criação de robôs em projetos de grupo, prepara os alunos para o futuro.

Desenvolver um projeto de vida é igualmente essencial. Os estudantes precisam entender o mundo do trabalho e fazer escolhas informadas e responsáveis. Eles devem ser capazes de definir objetivos pessoais e profissionais alinhados à cidadania e à sustentabilidade, refletindo sobre suas metas e os passos necessários para alcançá-las.

A argumentação é a capacidade de formular, negociar e defender ideias de forma ética e consciente. Projetos de debates e simulações são eficazes para desenvolver essa competência, permitindo que os alunos pratiquem a argumentação de maneira estruturada e aprendam a respeitar diferentes pontos de vista.

O autoconhecimento e o autocuidado são fundamentais para o bem-estar emocional e físico. Reconhecer e gerenciar as próprias emoções, valores e limitações é crucial para o desenvolvimento equilibrado. Atividades que promovam a prática de esportes e o estudo de identidade são importantes para o autoconhecimento e o autocuidado dos alunos.

A empatia e a cooperação incentivam o respeito e a valorização da diversidade. Atividades colaborativas e jogos que promovam a cooperação são eficazes para desenvolver essas habilidades, ajudando os alunos a aprenderem a resolver conflitos de maneira pacífica e a trabalhar em equipe harmoniosamente.

Por fim, a responsabilidade e a cidadania promovem ações baseadas em princípios éticos, democráticos, inclusivos e sustentáveis. Atividades que envolvam a definição conjunta de regras de sala ou a escolha de duplas para trabalhos incentivam a responsabilidade e a cidadania entre os alunos.

Para saber mais sobre competências socioemocionais, acesse https://noticias.portaldaindustria.com.br/listas/10-competencias-socioemocionais-que-devem-ser-desenvolvidas-na-escola/ e https://institutoayrtonsenna.org.br/o-que-defendemos/competencias-socioemocionais-estudantes