Criança com termômetro na boca com sintomas de dengue e Colégio Classe A oferece orientações sobre a doença.

Cuidados essenciais para tratar a dengue em crianças

03/06/2024

Com o aumento significativo dos casos de dengue, é fundamental que pais e alunos do Colégio Classe A estejam bem-informados sobre como tratar os sintomas dessa doença. A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, pode se manifestar de forma leve ou grave, e a identificação precoce dos sintomas é crucial para um tratamento eficaz.

Os primeiros sinais da dengue incluem febre alta, dores no corpo, dor de cabeça intensa e manchas vermelhas na pele. Se seu filho apresentar esses sintomas, é essencial procurar atendimento médico imediatamente para um diagnóstico preciso. Exames laboratoriais, como RT-PCR e sorologia, são utilizados para confirmar a doença.

Nos casos leves, o tratamento da dengue envolve a hidratação constante, uso de antipiréticos para controlar a febre e repouso absoluto. Manter a hidratação e o repouso são fundamentais para a recuperação das crianças, enfatiza Milena Gusmão, coordenadora pedagógica do 1º ao 8º ano do Colégio Classe A, de Campo Grande (MS). Além disso, é importante evitar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico, pois podem agravar os sintomas.

Para os casos graves, onde há sinais de alarme como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramentos, é necessário encaminhar a criança para cuidados médicos especializados imediatamente. A rápida intervenção pode ser determinante para a recuperação completa.

A prevenção continua sendo a melhor forma de combater a dengue. As escolas desempenham um papel vital ao realizar inspeções regulares para eliminar focos de mosquito e organizar atividades educativas. Milena Gusmão reforça: A conscientização nas escolas é uma poderosa ferramenta para a prevenção da dengue, educando nossos alunos sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito.

Além das medidas preventivas na escola, os pais devem garantir que em casa todos os recipientes que acumulam água sejam esvaziados e limpos regularmente. Plantas repelentes de mosquitos podem ser uma ajuda adicional na prevenção.

Envolver as crianças nas atividades de prevenção e ensiná-las a importância de manter os ambientes livres de focos do mosquito não só ajuda a combater a dengue, mas também promove um senso de responsabilidade e cooperação. A união da comunidade escolar e familiar é essencial para enfrentar esse desafio de saúde pública e garantir a segurança e bem-estar de todos.

Para saber mais sobre a dengue, visite https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/dengue-em-criancas-saiba-como-identificar-a-doenca e https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/02/08/dengue-em-criancas-saiba-quais-sao-os-sintomas-os-sinais-de-alerta-e-como-deve-ser-o-tratamento.ghtml