uma mãe com o filho pequeno no colo lendo uma história infantl

Desvendando mundos através de histórias infantis

08/05/2024

História infantil: um mundo de aprendizado

Através da contação de histórias, pais e educadores abrem portas para um mundo onde a fantasia e o aprendizado caminham juntos, enriquecendo a experiência educativa das crianças. O Colégio Classe A, de Campo Grande (MS), reconhece a importância da contação de histórias na educação infantil, enxergando-a como uma ferramenta pedagógica multifacetada que oferece múltiplos benefícios.

Cada história contada é uma oportunidade única de aprendizado. Histórias clássicas como "A Lebre e a Tartaruga" e "Cinderela" não são apenas entretenimento; elas são veículos de lições valiosas que moldam o caráter das crianças, incutindo valores como perseverança, bondade e respeito. Estas narrativas servem como modelos para o desenvolvimento de um comportamento ético e moral sólido.

Além disso, a contação de histórias estimula o desenvolvimento cognitivo das crianças. Ela atua na expansão da imaginação, essencial para o pensamento criativo e na resolução de problemas. “Ao contar histórias, estimulamos a mente jovem a explorar, imaginar e criar, desenvolvendo habilidades cognitivas essenciais para o sucesso futuro”, enfatiza Milena Gusmão, coordenadora pedagógica do 1º ao 8º ano do Colégio Classe A.

Ademais, a prática aprimora a linguagem e a compreensão, expandindo o vocabulário e melhorando a capacidade de expressão oral e escrita.

Diferença entre ler e ouvir

A diferença entre ler e ouvir histórias é também um aspecto relevante. Enquanto a leitura promove o desenvolvimento individual, a experiência de ouvir histórias, especialmente quando narradas de forma envolvente, oferece uma rica tapeçaria de estímulos sensoriais e emocionais. Contadores de histórias usam sua voz, expressões faciais e linguagem corporal para trazer os personagens à vida, proporcionando uma experiência imersiva que cativa a atenção das crianças.

Do ponto de vista emocional, as histórias ajudam as crianças a entender e gerenciar suas emoções. Por meio de personagens e tramas, os pequenos aprendem sobre empatia, compreendendo os sentimentos e perspectivas dos outros. Esta habilidade é crucial para o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis e para a construção de uma comunidade escolar mais empática e solidária.

No Colégio Classe A, a contação de histórias é incorporada de forma criativa e pensada para envolver ativamente as crianças. A seleção de histórias que ressoam com a idade e os interesses dos alunos, acompanhada do uso de recursos visuais e táteis, como fantoches e livros ilustrados, torna cada sessão de contação uma experiência memorável e significativa. Ao adotar tais práticas, preparamos nossos alunos para as complexidades do mundo adulto, equipando-os com ferramentas essenciais para um crescimento saudável e holístico.

Para saber mais sobre a importância da história infantil na educação, acesse https://www.culturagenial.com/historias-infantis-contos-para-criancas ou https://escoladainteligencia.com.br/blog/contacao-de-historias-na-educacao-infantil