Professora segurando um cartaz com letras em vermelho e alunos sentados participando da atividade de alfabetização

Explorando novos horizontes: atividades de alfabetização na sala de aula

01/05/2024

Dicas para início da alfabetização em casa

A alfabetização é um dos marcos mais significativos na educação de uma criança. No Colégio Classe A, em Campo Grande (MS), compreendemos a curiosidade dos pais sobre o papel que podem desempenhar neste processo. Muitos se perguntam: "Devo fazer atividades de alfabetização com meu filho em casa?" A resposta é um retumbante sim. Milena Gusmão, coordenadora pedagógica do 1º ao 8º ano, ressalta: "Iniciar atividades de alfabetização em casa é fundamental. Elas estabelecem as bases do aprendizado e fortalecem o vínculo entre pais e filhos".

Embora a alfabetização formal comece aos seis anos, com o ingresso no Ensino Fundamental, o caminho da leitura e da escrita começa bem antes. Atividades lúdicas relacionadas à leitura e escrita podem e devem ser introduzidas já na Educação Infantil. Ler histórias, brincar com letras e palavras e reconhecer letras em objetos cotidianos são maneiras eficazes de criar um ambiente de aprendizado agradável e estimulante. Como Milena destaca, "o aprendizado não deve ser visto como uma tarefa, mas como uma jornada emocionante de descobertas".

Participação benéfica

A participação ativa dos pais no processo de alfabetização é altamente benéfica, pois complementa o aprendizado escolar e ajuda a criança a associar a leitura e escrita com um ambiente familiar e acolhedor. Esta abordagem não só desenvolve habilidades cognitivas fundamentais, como compreensão, interpretação e expressão, mas também fomenta a autoestima da criança e sua integração social.

É importante manter um equilíbrio na frequência das atividades de alfabetização em casa. Não se trata de sobrecarregar a criança, mas de incorporar práticas regulares e divertidas no dia a dia, como ler uma história na hora de dormir ou engajar em jogos de palavras.

As atividades para a alfabetização são variadas e podem incluir desde jogos educativos e aplicativos até métodos mais tradicionais como leitura conjunta e escrita de pequenos textos. O importante é adaptar essas atividades às necessidades e interesses individuais de cada criança, criando uma experiência de aprendizado personalizada e envolvente.

A fase de alfabetização é essencial para o desenvolvimento acadêmico, emocional e social da criança. No Colégio Classe A, acreditamos que a alfabetização é um processo contínuo e dinâmico, que começa em casa e se estende ao longo da vida acadêmica da criança, preparando-a para ser um cidadão consciente e preparado para os desafios do futuro.

Para saber mais sobre atividades de alfabetização, acesse https://educador.com.br/atividades-de-alfabetizacao/ ou https://novaescola.org.br/planos-de-aula/alfabetizacao